quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Secreção vaginal é normal? Odor forte e coceira podem ser sinal de infecção


Toda mulher tem uma lubrificação que é natural das mucosas

 
CORRIMENTO shutterstock_74801068.jpg title=

Muitas mulheres têm dúvida se é ou não normal ter secreção vaginal constante. O ginecologista Fabio Leal Laignier Borges, presidente da Comissão Nacional Especializada em Uroginecologia e Cirurgia Vaginal, diz que sim e explica que toda mulher tem uma lubrificação que é natural das mucosas, visto que o interior da vagina é revestido de mucosa. Essa secreção, cuja quantidade varia de mulher para mulher, protege contra infecções, além de garantir a lubrificação durante o sexo.

Mas é importante ter atenção aos sinais que seu corpo apresenta, especialmente em relação ao cheiro da secreção. O ginecologista ressalta que a lubrificação vaginal natural não tem odor e nem prurido (coceira). “Não é normal o corrimento ter um odor ruim ou um prurido intenso. Isso é sinal de vaginose, que acontece quando há uma proliferação de bactérias ou fungos que estão em desequilíbrio. Toda vez que isso ocorrer, a mulher deve procurar um médico”, afirma.

Se houver uma secreção mais intensa, não é necessário se preocupar. De acordo com o ginecologista, no período de ovulação e no pré-menstrual, é natural que ocorra uma elevada secreção muco vaginal.
Para prevenir, a orientação é nunca fazer duchas vaginais, usar roupas íntimas frescas, e evitar produtos com cheiro, pois eles podem diminuir a imunidade vaginal e ser causa de um aumento da vaginose. O uso absorvente diário também não é recomendável, pois ele abafa a área e favorece ainda mais o acúmulo de bactérias.

Nenhum comentário: