segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Mulheres recusam enterros após ataque no Paquistão


Mulheres da etnia Hazara na cidade paquistanesa de Quetta se recusam a enterrar os corpos de dezenas de pessoas mortas em um enorme atentado a bomba em uma área comercial xiita.

Hazaras muçulmanos xiitas estão furiosos com o que vêem como falta de proteção das forças locais e nacionais, em face de ataques repetidos. A bomba de sábado destruiu um movimentado mercado, matando pelo menos 84 e ferindo cerca de 169 pessoas.

O grande ataque - o segundo este ano - foi realizado por militantes sunitas. Cerca de 4.000 mulheres começaram o protesto em Quetta, no sudoeste do Paquistão, na noite de domingo.

Elas bloquearam uma estrada e se recusaram a realizar o ritual tradicional de enterrar os mortos até que uma ação fosse tomada contra os bombardeiros, informou a agência de notícias AFP. Um líder xiita local, Qayyum Changezi, disse à AFP que os manifestantes "não vão enterrar os mortos até que uma operação seja lançada".

Relatos dão cconta de que milhares de hazaras levaram os corpos para uma mesquita local, mas, em seguida, começaram a cantar e protestar em vez de prosseguir com os enterros. Greves e protestos foram registrados em outras partes do país, incluindo a capital comercial de Karachi.

 


 

Nenhum comentário: