quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Voltada para a juventude, Campanha da Fraternidade 2013 é lançada em Brasília


Como acontece todos os anos na Quarta–feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade 2013 é lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema deste ano é voltado para os jovens e possui como lema "Eis – me aqui, envia – me Senhor". A CF tem o objetivo de proporcionar aos fiéis e à sociedade uma reflexão sobre um tema de abrangência social, levando- os a uma conversão e mudanças de atitude pessoais e coletivas.
 
O lançamento da Campanha acontecerá com uma coletiva de imprensa marcada para hoje, 13 de fevereiro, às 14h30 na sede da CNBB, em Brasília e contará com as presenças do secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner e do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho e representantes de movimentos da juventude.
 
De acordo com a CNBB, a Campanha da Fraternidade deste ano pretende promover um encontro pessoal do jovem com Jesus Cristo, a fim de contribuir para a vocação missionária e para uma melhor construção de seus projetos pessoais de vida; promover a maior participação da juventude na comunidade eclesiástica e torná-los protagonistas de uma sociedade transformadora baseada no amor e no respeito. Haverá também discussões sobre como as novas tecnologias, a família e a escola podem contribuir para o desenvolvimento desses jovens
 
É importante ressaltar que, neste mesmo dia 13 de fevereiro, várias capitais brasileiras também estarão lançando a Campanha da Fraternidade. Na Arquidiocese de Fortaleza, no Ceará (Nordeste do Brasil), haverá dois momentos. O primeiro acontecerá no Centro da Pastoral Maria, Mãe da Igreja, às 14h, durante uma coletiva de imprensa concedida pelo Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi. O segundo momento será na Catedral Metropolitana de Fortaleza, às 18h30 com uma celebração Eucarística que abrirá o período da Quaresma.
 
Segundo Marta Andrade, do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza, durante o período da campanha estão previstos para acontecer encontros e palestras nas paróquias, comunidades e escolas. "Esses encontros além de fazerem parte da Campanha da Fraternidade já são também uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro”, afirma.
Sobre o tema deste ano, focado na juventude, ela afirma: "Para a Igreja o jovem é visto como o futuro promissor. Mas só podemos ver o jovem dessa forma se trabalharmos com ele no presente, visto que várias realidades permeiam a vida deles, sejam as drogas, a falta de melhores condições de estudo e de estrutura familiar. Pretendemos chamar a atenção da sociedade para essa realidade e todos podem participar”.
 
 
 

Nenhum comentário: