Caatinga é cenário para espetáculo sacro no distrito de Pinhões em Juazeiro




É no povoado de Malhada da Areia, distrito de Pinhões, a 54 Km de Juazeiro, que há dez anos um grupo de artistas da comunidade realiza o Espetáculo Sacro Paixão de Cristo. Por iniciativa de um grupo de jovens (Juvens) e da associação comunitária (Acarcos), o espetáculo é apresentado todos os anos na noite da sexta-feira santa. Este ano, o dia 29 vem sendo esperado com muita expectativa por parte do elenco e produção, da comunidade que contribui com a realização do trabalho, do público que já prestigia todos os anos e por diversas pessoas que este ano vão assistir pela primeira vez. “Tivemos a possibilidade de trabalhar com mais cenário natural que traz uma beleza muito grande ao espetáculo. Além disso, trazemos um aspecto regional muito interessante que é a narração da cena feita por cordelistas. Existem muitas novidades na encenação, esperamos que as pessoas fiquem satisfeitas com o que verão”, adianta o diretor do espetáculo Maurício Moisés.

Nestes últimos ensaios, realizados nas noites de sábado, o grupo supera o sono, o escuro e o frio da madrugada e trabalha cada detalhe das cenas com o intuito de aperfeiçoar a apresentação. Para chegar até o local onde o espetáculo acontece muitos jovens, adultos, crianças e até pessoas de idade se deslocam dos povoados vizinhos e sempre com muita disposição e entusiasmo. Para um dos organizadores e ator, Rogério Leite, da comunidade de Lagoa das Pedras, a integração e envolvimento da comunidade é o diferencial deste trabalho que se mantém devido à força de vontade. Rogério, que este ano faz o papel de Judas e João Batista, diz que o grupo enfrenta muitas dificuldades, mas busca superar: “tem muito custo, muito trabalho, tem o deslocamento dos nossos atores, então a gente precisa contar com muito apoio”.
 

Cenário

Todo o espetáculo é apresentado em um cenário natural bem aproveitado pelo grupo. A cada ano, um novo local é inserido no roteiro, seja um serrote, pedras, lajedos, uma árvore, etc. A Caatinga está em evidência do início ao fim, compondo assim uma obra de arte contextualizada à realidade da região.
 

 Uma estrutura de som e iluminação é montada para garantir ao público compreender toda a história de Jesus, seus ensinamentos, mostrados a partir da ousadia de um grupo que apostou no teatro como forma de evangelização e de envolvimento da juventude com a arte, com o trabalho coletivo, o afastamento das drogas ilícitas que hoje já se expandiu também no meio rural.

Geisa Pereira, atriz que interpreta Maria Madalena, diz que a vontade de manter esta tradição, a alegria de realizar o espetáculo para a comunidade onde nasceu, onde tem parentes é a motivação principal e garante que este ano será um espetáculo diferenciado. “O público pode esperar um espetáculo muito bonito, com muitas modificações que incrementaram e facilitaram o entendimento, e com a emoção que há anos conquista nosso público”.
 

Serviço:
Espetáculo Sacro Paixão de Cristo
Onde:Povoado de Malhada da Areia – Distrito de Pinhões – Juazeiro/BA
Quando:Dia 29 de março (sexta-feira da paixão), a partir das 20h.
Organização:Grupo JUVENS (Juventude Unida Vivendo em Nome do Senhor) e ACARCOS (Associação Cultural e Artística de Radiodifusão Comunitária Sertaneja FM).


Ascom Paixão de Cristo Malhada da Areia

http://www.geraldojose.com.br/index.php?sessao=noticia&cod_noticia=37102

Nenhum comentário: