terça-feira, 12 de março de 2013

I Encontro de Educação e Cordel de Petrolina movimenta o Sesc nos dias 13 e 14 com exposição, bate papo e cantoria

Maciel Melo, Maviael, Xangai e Chico Pedrosa
 
Segundo informações do Blog de Geraldo José acontecerá o I Encontro de Educação e Cordel de Petrolina, que desde o último dia 5 vem mobilizando alunos da rede pública estadual e particular de ensino com oficinas gratuitas, vai movimentar o Sesc Petrolina nos próximos dias 13 e 14 com uma exposição de xilogravuras, lançamento de livros, bate papo e duas cantorias.
 
 
A programação da quarta-feira (13), começa às 19h com a abertura da exposição de xilogravuras Os Sertões de Euclides da Cunha, do artista plástico Gabriel Arcanjo, que divide o espaço com uma mostra dos cordéis produzidos pelos alunos durante as oficinas.

 
Na seqüência, o público vai conferir às 21h, uma grande cantoria com Marcone Melo, produtor cultural e cantador que traz na sua interpretação a suavidade das canções do CD Coração Sonhador. O violeiro Celo Costa mostra nas cordas da viola caipira os sons e ritmos de Santa Maria da Vitória, no oeste baiano, apresentando pela primeira vez na região canções do seu disco O Silêncio Vizinho.

 
O poeta Chico Pedrosa, referência na poesia de cordel e considerado o maior declamador do Brasil com seus versos e prosas conhecidas hoje em outros países, a exemplo de Portugal e Espanha. E completando o grande encontro, Eugenio Avelino – Xangai, dispensa apresentações, um cantador canário que brinca na voz encantando o público com grandes sucessos como Matança e Estampas Eucalol.


Realizado pela Entre Versos e Canções e o Sesc Petrolina, com apoio da GRE e a chancela do Ministério da Cultura na programação dos Micro Projetos do São Francisco, o I Encontro de Educação e Cordel de Petrolina prossegue no dia 14 ( Dia Nacional da Poesia), às 14h, também no Sesc Petrolina, com o lançamento de livros de autores regionais e o bate papo Educação, Cordel e Cidadania, sob a mediação da professora Socorro Lacerda, reunindo os educadores Cosme Santos, Genivaldo Nascimento e Josemar Pinzoh.
 
 
E no mesmo espaço, às 21h o encontro ganha novamente contorno de cantoria com as apresentações culturais dos cantadores João Sereno, poeta juazeirense que navega nos mais diversos tempos melódicos e faz das suas canções uma viagem entre diversos compassos da música regional.Maviael Melo, poeta, cantador e coordenador do evento, que se divide entre a educação, o verso e a música, carregando em seu alforje as rimas e métricas da literatura do cordel. No encontro vai apresentar músicas do seu primeiro CD, em fase de gravação, com lançamento previsto para setembro desse ano. Aldy Carvalho, petrolinense naturalizado em São Paulo, volta a terra para mostrar seu mais novo trabalho, o CD Alforje. E encerrando o encontro, Maciel Melo, o Caboclo Sonhador, reconhecido nacionalmente como um dos maiores compositores do país, vai abrilhantar a noite cantando sucessos dos seus 30 anos de carreira. Momento também para dividir com o povo da sua terra adotiva a felicidade com a inclusão da música Rainha, na trilha sonora da nova novela das seis da rede Globo de Televisão, Flor do Caribe.

Fonte:http://www.blogger.com/blogger.gblogID=7095374897760142539#editor/target=post;postID=8711281023914009221acesso em: 12/03/13>

Nenhum comentário: