quinta-feira, 7 de março de 2013

Momento “romper silêncios” enfatiza o Tráfico de Pessoas

O 3º Encontro “Mulheres Rompendo Silêncios e Denunciando Violências”, promovido pela Pastoral da Mulher de Juazeiro – Unidade Oblata na região, teve como tema principal o Tráfico de Pessoas.

Para executar esta atividade, a Unidade criou uma história de pré-seleção de emprego e divulgou entre as mulheres que uma empresa viria até a cidade, com proposta de selecionar pessoas dispostas ao trabalho.


Joice Oliveira, Trabalhadora Social da Unidade, iniciou o momento solicitando para que as mesmas respondessem um questionário com as seguintes perguntas: seus exames ginecológicos estão em dia? Tem coragem de deixar sua família e ir para outro lugar trabalhar? Consome bebidas alcoólicas? Dentre outras. Em seguida conduziu as mulheres para outro ambiente, onde foi simulada uma boate de prostituição. Ao entrarem no espaço, foi informado que ali seria o novo trabalho delas e ordenou que dançassem com os clientes.
 

Um tanto assustadas com a surpresa, uma forma lúdica de mostrar às mulheres os riscos de propostas de empregos “irrecusáveis”, Joice falou sobre o Tráfico de Pessoas e órgãos, trazendo também a discussão entre elas, provocando-as a refletir se em algum momento ficaram desconfiadas e porque não questionaram sobre as perguntas feitas e a procedência da empresa? 
 

Como forma de alertá-las sobre tais propostas de empregos, foi lido o depoimento de uma vítima do Tráfico de Pessoas para fins de exploração sexual, e mostrado um vídeo com os pais de uma jovem que foi traficada e morta - história semelhante, que inspirou a escritora Glória Peres a criar, na novela “Salve Jorge”, a personagem Jéssica.
 

O objetivo da atividade foi apresentar os mitos e verdades sobre o Tráfico de Seres Humanos, que contou com a participação da equipe da Pastoral da Mulher, tendo Ellen Sabrina fazendo o papel do "Cliente", Tamirys e Railane fazendo o papel de "Mulheres Traficadas", Janete e Mônica no opoio.

Ao final, foi realizada uma avaliação do encontro.





Nenhum comentário: