segunda-feira, 18 de março de 2013

“Papo de Mulher” incentiva a partilha de experiências

Iniciou na tarde do dia 13 de março de 2013, na Pastoral da Mulher de Juazeiro - Unidade Oblata na região, o grupo terapêutico “Papo de Mulher”, conduzido pela psicóloga Miriam Duarte.



O grupo terá como técnica a terapia comunitária, que trata-se de um grupo social de acolhimento. As vivências terapêuticas são baseadas em partilhar emoções. Muitas vezes, uma pessoa pode apoiar outra por ter vivenciado e encontrado solução para os mesmos problemas e pode também ser ajudado simultaneamente, uma vez que o problema do outro pode ser semelhante ao seu.

Em uma roda de terapia comunitária qualquer um que sentir vontade pode falar, desabafar um incômodo, o que está lhe tirando o sono, mas é eleita uma questão apenas. A partir daí, as outras pessoas podem perguntar para compreender melhor o caso e compartilhar suas experiências. E, é a partir desse leque de relatos, que cada um vai tirando o que é proveitoso para sua experiência individual, para lidar melhor ou mudar de perspectiva em relação aos seus próprios problemas.

Neste contexto, os terapeutas comunitários atuam como mediadores. Procurando estimular a partilha de experiências de vida que promovam uma transformação e, ainda, valorizem o saber produzido pela vivência de cada uma.

Nesse primeiro encontro, que acontecerá quinzenalmente na sede Pastoral da Mulher, contou com a participação de 13 mulheres atendidas pela instituição.
 


 

Nenhum comentário: