sexta-feira, 1 de março de 2013

Quintas Intenções

 
No dia 28 de fevereiro, aconteceu na Pastoral da Mulher de Juazeiro – Unidade Oblata, o primeiro encontro das “Quintas Intenções”. Os encontros que acontecerão uma quinta-feira por mês, contarão com a presença de parceiros para discutir temas relacionados às mulheres atendidas pela Instituição.

 
 
O primeiro encontro teve como tema “Programas Sociais: Projovem, Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida”. Onde Assistentes Sociais da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura- SEIASC esclareceram dúvidas e informaram as mulheres dos programas sociais do município.
 
 
Inicialmente, Adjany Fernandes - agente da Pastoral da Mulher de Juazeiro, responsável pela atividade, agradeceu a presença de todas as mulheres no primeiro encontro e explicou a importância daquele momento, do qual, elas poderiam esclarecer suas dúvidas e ter maior conhecimento dos seus direitos. “O Encontro responde as expectativas, considerando a interação das mulheres com as assessorias presentes”, relatou Adjany Fernandes.
 
Em seguida, para falar sobre a estrutura dos serviços da rede sócio assistencial do município: SUAS, CRAS, CREAS, Albergues, Centros de Recuperação, dentre outros, foi cedida a palavra à Marli Carvalho - ativista nas causas da mulher.

 
 
                                                                                                                                                                                                                                                                         
Além do Bolsa Família, do Projeto “Minha Casa Minha Vida” e o Projovem, foram passadas informações de como retirar o NIS – Número de Inscrição Social, para que as pessoas possam a ter acesso aos programas sociais, a exemplo do programa “Bem Viver” - programa que substitui casas de taipa por casas de alvenaria, “BVG” (Benefício Variável para Gestante -onde a gestante que fez todo pré-natal recebe uma bolsa no valor de R$ 32,00 através do Bolsa Família, no período de nove meses, correspondente a gestação, NUTRIS - benefício que a mãe recebe o valor de R$32,00, também no Bolsa Família, durante os seis primeiros meses de amamentação, e o “Brasil Carinhoso” - para famílias que estão abaixo da linha da pobreza.  
 
Ao fazer uso da palavra, a coordenadora da Pastoral da Mulher de Juazeiro, Fernanda Lins, proferiu os agradecimentos aos palestrantes e reforçou a importância das parcerias viabilizando e garantindo os direitos das usuárias da assistência social. “Essa união entre as instituições parceiras fortalecem o desenvolvimento social da comunidade, principalmente para as mulheres atendidas pela Pastoral”.

 
 

 

 

Nenhum comentário: