quinta-feira, 2 de maio de 2013

AME do bairro Vila Eduardo realiza Mutirão de Saúde da Mulher

A equipe de profissionais da unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família Bernardino Campos Coelho, no bairro Vila Eduardo, realizará, neste sábado (04), das 08h às 12 horas, um Mutirão de Saúde da Mulher. No intuito de prevenir o câncer de colo de útero, a unidade disponibilizará o exame preventivo ginecológico para todas as mulheres que chegarem à unidade, na faixa etária entre 25 e 59 anos.
De acordo com a coordenadora da unidade, Raíssa Brandão, a iniciativa é uma maneira de alertar as mulheres sobre a importância do cuidado com a saúde, para evitar o agravamento de doenças que podem ser tratadas, quando descobertas em estágio inicial. “O preventivo é a principal estratégia para detectar precocemente as lesões no colo do útero. Assim, podemos diagnosticar uma doença bem no início, antes que a mulher tenha os sintomas”, explica.
O preventivo é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Ele é indolor, simples, rápido e pode ser feito gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde ou unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família do município. Para garantir um resultado correto do exame, é recomendável que a mulher evite o uso de duchas, medicamentos vaginais, anticoncepcionais locais e não tenha relações sexuais nas 48 horas anteriores a realização do exame. É importante também que a mulher não esteja no período menstrual.
 
 

Nenhum comentário: