sexta-feira, 14 de março de 2014

Pastoral da Mulher de Juazeiro recebe visita do Governo Geral


Cumprindo parte do cronograma de visitas as Unidades Oblatas no Brasil, nos últimos dias 27 e 28 de fevereiro, a Pastoral da Mulher de Juazeiro - Unidade Oblata na região do Vale do São Francisco recebeu a visita do Governo Geral do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, composto por cinco Irmãs Oblatas vindas de Madri - Espanha.
O motivo da visita do Governo Geral, que tem a Irmã Lourdes Perramon como Superiora Geral, e as Irmãs: Roseli Consoli, Julita Nunez, Rosário Echarri e Luz Angélica Garcia Plata, como Conselheiras, foi de conhecer melhor a realidade das Mulheres em situação de prostituição em Juazeiro, bem como vivenciar um pouco das ações da Pastoral da Mulher de Juazeiro, que tem 35 anos de atividade com as mulheres inseridas no contexto da prostituição.
Diante desse objetivo, no último dia 27/02, a equipe de agentes da Pastoral da Mulher, liderada pela coordenadora Fernanda Lins, acompanhou a Superiora Geral, Ir. Lourdes Perramon, e a Conselheira, Ir. Roseli Consoli, ao encontro de um grupo de mulheres que batalham a noite. Neste encontro, as Irmãs Oblatas puderam dialogar com as mulheres sobre diversos temas do universo feminino, bem como, suas queixas, expectativas, saúde e a garantia de direitos.
Ainda dando continuidade ao processo de conhecimento da realidade das mulheres em situação de prostituição na região de Juazeiro, a equipe da Pastoral da Mulher se reuniu com o Governo Geral para uma apresentação das ações desenvolvidas pela Unidade Oblata, onde foi apresentado dados da realidade das mulheres inseridas no contexto da prostituição, principalmente aquelas que são atendidas pela instituição, além dos desafios enfrentados pela Unidade. Após esse momento, as irmãs caminharam pelas ruas do centro da cidade, conhecendo alguns locais onde as mulheres exercem a prostituição durante o dia.
Encerrando o período de visita, as Irmãs também puderam participar das atividades na sede da Pastoral, a exemplo da Roda de Conversa, assistiram a apresentação do Grupo de Teatro da Pastoral, que encenou a peça "Chamas da Revolução", que retrata a criação do dia “08 de Março” – Dia Internacional da Mulher; bem como acompanharam a oficina de pastéis, o momento de espiritualidade, que resgatou o legado de Madre Antônia, em celebração aos 116 anos da sua páscoa  e a celebração das aniversariantes do mês.
Para Fernanda Lins, Assistente Social, coordenadora da Pastoral da Mulher de Juazeiro, “essa visita do Governo Geral foi de grande importância para que as Irmãs, além dos documentos e relatórios apresentados pela Pastoral, vivenciem através das visitas in loco, a realidade das mulheres que exercem a prostituição aqui na nossa região”.
De Juazeiro, a Irmãs que compõem o Governo Geral seguiram para São Paulo, onde participam do Capítulo Geral da Província Santíssimo Redentor, evento do Instituto das Irmãs Oblatas que escolherá nova coordenadora geral para as Unidades dos países da América do Sul (Argentina, Brasil e Uruguai) e Angola, na África.




 
Irmãs Oblatas e Equipe da Pastoral da Mulher
Irmãs Oblatas em Visita aos Bares 


Apresentação da Peça Teatral Chamas da Revolução- Origem do 08 de Março
Espiritualidade Oblata- Páscoa de Madre Antônia


Carisma Oblata
Oficina Rápida de Pastel
 
Tod@s reunidas ao fim da tarde

Nenhum comentário: