Brasil conta com 719 Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres

Balanço da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) indica que o país conta hoje com 719  Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres (OPMs), distribuídos pelas 27 unidades da Federação, sendo 25 estaduais e os restantes em nível municipal.
 
Na avaliação da equipe técnica da Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas (Saiat/SPM), o resultado demonstra o comprometimento com as ações voltadas para as mulheres. Elas representam cerca de 52% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
"Hoje estamos presentes em 12,4% dos municípios. O crescimento destes instrumentos de gestão para a implementação de políticas para as mulheres mostra o potencial e a importância da pauta das mulheres nas políticas públicas”, destaca a secretária da Saiat, Rosangela Rigo, empossada esta semana como titular da Secretaria.
 
A criação de OPM nas estruturas de gestão dos governos estaduais e municipais configura-se como uma ferramenta de formulação e implementação das políticas públicas para as mulheres. A SPM entende que esses Organismos potencializam as ações do poder público para reverter o quadro de desigualdades, persistente na estrutura da sociedade brasileira.
UF
OPM
UF
OPM
UF
OPM
AC
23
CE
10
MS
25
AM
12
MA
63
MT
4
AP
16
PB
34
ES
4
PA
16
PE
158
MG
16
RO
3
PI
3
RJ
29
RR*
2
RN
8
SP
41
TO
6
SE
31
PR*
13
AL
21
DF
2
RS
110
BA
40
GO
21
SC
8
 
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR

Nenhum comentário: