quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Pastoral de Juazeiro promove 4º Encontro Formativo com voluntárias




No dia 29 de agosto, foi realizado na sede da Pastoral da Mulher de Juazeiro/BA, o 4º encontro de formação com as pessoas interessadas em realizar uma ação voluntária junto às mulheres em situação de prostituição em Petrolina – PE.
No encontro, foi abordado o tema “Espiritualidade e Ação Pastoral”, conduzido pelas educadoras, Ana Paula Santos e Maria das Neves da Silva.
Foram feitos trabalhos de grupos, partindo de alguns eixos temáticos, como por exemplo:
· A missão da Pastoral Social – um pouco da história das origens;
· Identidade e missão da Pastoral Social;
· Missão da Pastoral Social;
· Sujeitos da Pastoral Social.
De modo geral, se constatou o bom envolvimento e compreensão sobre o assunto, que retratava a finalidade da ação pastoral, seus desafios e missão, junto às distintas situações de vulnerabilidades presentes no contexto social.
“A prostituição apresenta uma realidade complexa, que divide opiniões e se encontra presente nas diferentes classes sociais, onde muitas mulheres são vítimas do sistema de globalização”, destacou Ana Paula.
Retomando o processo histórico da Missão Oblata, se constata que é desta realidade complexa, que nasce a espiritualidade da Redenção. A Espiritualidade Oblata consiste em “Trilhar as pegadas de Jesus Redentor, espelhar-nos nos exemplos e ações de sua vida e na medida do possível fazer-nos semelhantes a Ele”.
Durante a exposição do tema, foram feitas discussões, promovendo a integração e troca de conhecimentos entre todas.
O encontro foi encerrado com uma oração, sendo feita a leitura bíblica do livro de Mateus 5, que relata sobre a necessidade de sermos “Sal da Terra e luz do mundo.” Assim, a ação pastoral fundamenta-se no evangelho de Jesus como lugar de encontro com os problemas do mundo, também baseada na linha da pedagogia do oprimido e da educação como prática de liberdade, de troca, de experiência e de escuta. 

Nenhum comentário: