Existe um dia certo para fazer autoexame das mamas?

Observar e tocar os próprios seios são dois hábitos de saúde que deveriam sempre estar na sua rotina. A consistência e a aparência das mamas indicam, entre muitos outros riscos, a presença de um tumor. E existe um dia em que é mais fácil perceber alterações. Veja qual a seguir.


Autoexame da mama: quando fazer 

De acordo com a mastologista Priscila dos Santos, do Amato Instituto de Medicina Avançada, o autoexame dos seios deve ser feito do quinto ao sétimo dia após a chegada da menstruação.
A recomendação é justificada porque esse é o período em que a mama menos sente os efeitos da progesterona, hormônio sexual que aumenta as glândulas mamárias, dando aquela sensação de inchaço, encaroçamento e até dor. A especialista explica ainda que os caroços que somem provavelmente estão relacionados a essa mudança hormonal e não representam perigo.
Definir um dia é também importante para que a mulher não esqueça de se tocar. Aquelas que já não menstruam não podem fazer o autoexame em qualquer dia do mês. Vale lembrar que o autoexame das mamas não substitui a mamografia, exame que detecta precocemente a presença de um tumor e aumenta drasticamente as chances de cura.

Como fazer o autoexame da mama 

A primeira parte do autoexame é a observação: olhe cuidadosamente as mamas com os braços abaixados e fique atenta a alterações de cor e textura, partes afundadas ou elevadas. Observe também os mamilos, eles não devem estar retraídos ou afundados, com exceção dos casos em que os mamilos sempre foram assim, nessa situação, trata-se apenas de uma questão anatômica. Em seguida, levante os braços acima da cabeça e observe se algo muda enquanto você faz isso.
Com um dos braços acima da cabeça, toque a mama do mesmo lado com os dedos da mão oposta. Faça movimentos ao redor do mamilo com as pontas dos dedos, procurando por caroços. Você também pode estender o movimento até a axila, onde também podem aparecer tumores.
Fonte: http://www.bolsademulher.com/saude/existe-um-dia-certo-para-fazer-autoexame-das-mamas-veja-qual-e 

Nenhum comentário: