Encontro Formativo Laudato SI (Louvado Seja).


Nos dias 2 a 4 de junho as educadoras sociais Maria das Neves e Railane Delmondes participaram do encontro formativo sobre a Laudato SI da Sub-região 3, no Centro de Treinamento Diocesano em Carnaíba do Sertão, com representantes das Dioceses de Serrinha, Paulo Afonso, Irecê, Rui Barbosa, Bonfim, Juazeiro e da Arquidiocese de Feira de Santana. O evento teve como objetivo difundir a mensagem do Papa Francisco sobre o cuidado com a criação. Os participantes refletiram sobre a situação atual dos biomas brasileiros, principalmente sobre o bioma caatinga.


Os assessores foram Roberto Malvezze, assessor das Pastorais Sociais, Erick Douglas Biólogo da Universidade Federal do Vale do São Francisco e José Moacir técnico agrícola do Instituto Regional Agropecuária Apropriada (IRPAA); os quais trouxeram a reflexão sobre o processo de desertificação da Caatinga, aquecimento global e os malefícios para o Brasil.  Falaram ainda sobre o principal foco da encíclica Laudato SI, onde o Papa Francisco fez um documento orgânico que tem como objetivo central a questão ecológica mundial, despertando-nos para o cuidado da casa comum.

Para as educadoras sociais o encontro foi proveitoso, sendo um momento de aprendizado e reflexão. "O encontro nos chama a responsabilidade em difundir a encíclica, em nossos trabalhos de pastoral e também com a sociedade em geral. Nossa principal tarefa é cultivar, proteger e preservar a natureza", comenta Railane Delmondes.


Fonte: Pastoral da Mulher.

Nenhum comentário: