segunda-feira, 3 de julho de 2017

Palestra sobre Abortamento legal no grupo Cirandas Parceiras

Na manhã da última quinta-feira, 29/06/2017, o grupo Cirandas Parceiras promoveu uma palestra sobre “Abortamento legal” com a participação da Assistente Social Renata Cavalcante. A temática estava prevista no planejamento anual do grupo.


A profissional convidada fez uma abordagem sobre os tipos de abortos permitidos por lei no Brasil, com maior ênfase para os casos de violência sexual contra a mulher.

Atualmente no Brasil existem 63 hospitais cadastrados para a prática de abortamento legal, no entanto apenas 37 estão realizando o procedimento. A precariedade dos serviços e, muitas vezes, a falta de capacitação das equipes acabam não proporcionando um atendimento qualificado à mulher, que por vezes opta por não garantir o seu direito previsto em Lei, ou simplesmente não tem como acessa-lo.


A discussão se faz importante para todos os profissionais que compõe a rede sociassistencial, pois permite a ampliação de conhecimentos e a desmitificação de estigmas socialmente enraizados na sociedade; possibilitando a garantia de atendimento humanizado às mulheres, desde o acolhimento até a prestação de serviços, seja de orientações e/ou encaminhamentos aos órgãos competentes, ou de atendimento direto. 


Fonte: Pastoral da Mulher.

Nenhum comentário: