quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Reunião do Grupo Mulheres Pérolas do mês de setembro



O grupo Mulheres Pérolas se reuniu na tarde de terça-feira, 26/09/2017, na sede da Pastoral da Mulher, sob a condução das trabalhadoras Anna Lícia Brito (Assistente Social) e Ana Paula Silva (Pedagoga). Na oportunidade estiveram presentes nove mulheres de contextos variados: abordagem, comunidade e acolhida.


O tema abordado durante o momento foi: A realidade da saúde pública para as mulheres no município de Juazeiro/BA. A metodologia utilizada contou inicialmente com uma dinâmica que permitia que as participantes expusessem seus pontos de vista acerca de alguns elementos, serviços, programas e projetos que compõem o Sistema Único de Saúde, considerando especialmente a participação e o atendimento das mulheres nos espaços. A Assistente Social falou brevemente sobre o conceito de saúde de acordo com a OMS (Organização Mundial de saúde) e sobre o SUS e seu marco regulamentário e em seguida  foram divididos três grupos para a realização de um trabalho, onde puderam estudar casos reais de acesso de mulheres aos serviços públicos no município. Por fim, cada grupo fez a apresentação contando a história para as demais, avaliando e analisando criticamente as potencialidades e desafios dos serviços.  



O encontro das  Pérolas acontece mensalmente e proporciona um espaço de rico debate entre as mulheres, onde é possível instigar a busca por conhecimentos, conquista de direitos e acesso a bens e serviços a partir de suas vivências individuais e coletivas nos mais variados espaços sociais. A Reunião do mês de Outubro ficou marcada para o dia 31. 

Fonte: Pastoral da Mulher.

Nenhum comentário: