sexta-feira, 16 de março de 2018

Pastoral e UNIVASF realizam Plantão de Saúde

Ainda em comemoração ao mês da mulher, a Pastoral realizou no dia 15/03, um plantão de saúde na sua sede, com uma roda de conversa sobre o tema da Sífilis e a realização de exames preventivos.
 
O Plantão tem o objetivo de informar as mulheres sobre as infecções sexualmente transmissíveis e de prevenir o câncer do colo uterino, através da detecção de lesões precursoras e da doença em estágios iniciais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas.


A atividade é uma parceria do Colegiado de Enfermagem da Univasf, sobre a orientação da professora Sheila Sued, a Unidade Básica de Saúde do Alagadiço e a Pastoral, e será realizado uma vez por mês na instituição.

"A ação tem importância a medida que damos voz para essas mulheres falarem e esclarecerem suas dúvidas em saúde da mulher e por facilitarmos o acesso delas a uma medida preventiva para o câncer do colo do útero, que é um dos tipos de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil", destaca a enfermeira e professora da Univasf, Sheila Sued.

Uma mulher atendida pela Pastoral também expressou sua opinião sobre a ação: "o exame é importante para evitar as doenças, detectar no início e não passar para o parceiro e as mulheres devem fazer todo ano".

Para Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral, "a atividade demostra a preocupação da instituição na prevenção à saúde da mulher, através da orientação sobre as doenças e a viabilização de exames, tendo uma boa aceitação por mais de 20 mulheres que receberam o serviço na tarde do dia 15."





Fonte: Pastoral da Mulher

Nenhum comentário: