terça-feira, 6 de março de 2018

"SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO": DIOCESE DE JUAZEIRO REALIZA ENCONTRO DE ESTUDO SOBRE A MISSÃO DOS LEIGOS/AS NA IGREJA E NA SOCIEDADE

Despertar para a importância da missão dos leigos e leigas para a Igreja e a sociedade. Foi com esse objetivo que lideranças dos nove municípios que compõem a Diocese de Juazeiro estiveram reunidas neste final de semana - de sexta (02) a domingo (04) - no Centro de Treinamento de Líderes em Carnaíba do Sertão, interior de Juazeiro. O encontro contou com a presença do nosso Bispo diocesano Dom Beto Breis, dos padres, religiosas/os e leigos das diversas paróquias, pastorais e movimentos diocesanos.
 
 
O Encontro Diocesano de Formação, realizado todos os anos no mês de março, nesta edição contou com a assessoria do Diácono Permanente Luciano Santana, coordenador de pastoral da arquidiocese de Vitória da Conquista/BA. "Para compreendermos a missão do leigo, do batizado, na Igreja e no mundo é preciso antes de tudo entender que o leigo não é um simples membro da Igreja. Ele é Igreja e deve se sentir co-responsável pela sua missão", ressaltou.
 
Para o assessor, "nenhum leigo precisa do carimbo do bispo para exercer sua missão de cristão, como por exemplo visitar um doente, fazer uma obra social ou testemunhar a fé em seu ambiente profissional. É preciso acabar com a mentalidade de que o leigo é aquele que só recebe, porque não sabe de nada. A palavra leigo vem do grego 'laikós' e significa 'povo eleito', 'povo convocado'. É importante que todos os batizados se sintam justamente assim".
 
Durante o encontro, os participantes estudaram o Documento 105 da CNBB que aborda o tema da missão do laicato católico. Na tarde do sábado (03), propostas foram elaboradas para a ampliação da formação dos leigos/as na Diocese e para colaborar com sua missão de serem "homens do mundo no coração da Igreja e homens da Igreja no coração do mundo" (Puebla).
 
Por Mirrail Menezes (Pascom diocesana)

Nenhum comentário: