sexta-feira, 6 de abril de 2018

PASTORAL REALIZA MAIS UM PLANTÃO DE SAÚDE EM SUA SEDE

No último dia 05/04, a Pastoral da Mulher em parceria com o Colegiado de Enfermagem da Univasf e a Unidade Básica de Saúde do Alagadiço,  realizou mais um plantão de saúde em sua sede.




A atividade teve início com uma roda de conversa sobre a temática: Higiene Pessoal, que contou com a participação de 06 mulheres.  As estudantes de enfermagem, sob a supervisão da professora Sheila Sued, realizaram uma dinâmica com mitos e verdades sobre a higiene do corpo, obtendo uma boa interação das mulheres.

O Plantão tem o objetivo de informar as mulheres sobre as infecções sexualmente transmissíveis e de prevenir o câncer do colo uterino, através da realização do exame Papanicolau, mais conhecido como "preventivo", que é capaz de rastrear lesões ainda pré-cancerosas e assintomáticas. O exame é de grande importância na prevenção desse tipo de câncer, pois detecta alterações do colo do útero  ainda em fases iniciais, proporcionando melhores índices de sucesso no tratamento.

Aliada à realização do exame preventivo, está a adoção de hábitos saudáveis de vida. Alimentação equilibrada, não fumar e praticar relações sexuais sempre com proteção (utilizando preservativos) é fundamental, visto que mulheres fumantes têm duas vezes mais risco de desenvolver a doença do que as não fumantes e que seu principal fator de risco - a infecção pelo papiloma vírus humano (transmitido sexualmente) - também pode diminuir com o uso do preservativo.

Para Anna Lícia Brito, assistente social da Pastoral: "As atividades de saúde são sempre uma forte linha de ação da Pastoral da mulher, ao passo que representam a principal demanda do público atendido. As parcerias são de fundamental importância para a promoção das ações, que além de garantirem uma maior aproximação das mulheres com a instituição, propiciam o seu acesso a informação e a prevenção de doenças, através das discussões e dos exames realizados.".

Fonte: Pastoral da Mulher.


Nenhum comentário: