quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Abertura do acervo de Dom José Rodrigues na UNEB

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campos Juazeiro, abriu oficialmente na manhã do dia 12/12 o Acervo de Dom José Rodrigues, organizado pelo Departamento de Ciências Humanas e abrigado na biblioteca do Campus III. Esse é o maior acervo histórico de Juazeiro, com aproximadamente  30 mil volumes.
 


O acervo possui obras que tratam de temas regionais, políticos, educacionais , religiosos, sociológicos, filosóficos, entre outros. E é possível encontrar obras inéditas, além de recortes de jornais e documentos de relevância histórica, social e politica.
 
Dom José, foi o segundo Bispo da cidade de Juazeiro e sua atuação foi marcada pela defesa dos mais pobres, sendo conhecido como o "bispo dos excluídos". Exerceu um papel importante na defesa da população atingida pela construção da barragem de Sobradinho e teve participação ativa na criação das pastorais sociais, entre elas a Pastoral da Mulher.
 
Fernanda Lins e Maria das Neves, representando a equipe da Pastoral e as Irmãs Oblatas, estiveram presentes para prestigiar esse momento tão importante para a Diocese de Juazeiro.
 
O acervo está aberto de 8 às 18 para consultas públicas e já é fonte de várias pesquisas de graduação, mestrado e doutorado.
 
 
 
 
 
Fonte: Pastoral da Mulher

Nenhum comentário: