segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

SEMINÁRIO REÚNE REPRESENTANTES DAS PARÓQUIAS, PASTORAIS E MOVIMENTOS DE JUAZEIRO PARA ESTUDO SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

 
O Salão de eventos Brasinha, situado ao lado da Catedral-Santuário N. Sra. das Grotas, ficou lotado na tarde deste domingo (04). É que representantes das paróquias, pastorais e movimentos da cidade de Juazeiro participaram de um Seminário de apresentação da Campanha da Fraternidade 2019, que terá como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e com...o Lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).
 
 
O encontro contou com momentos de estudo sobre o texto-base da CF 2019, seguindo como esquema o método Ver, Julgar e Agir. O momento do “Ver” foi assessorado pela professora doutora Ângela Carneiro, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que abordou a realidade atual das Políticas públicas no país e na região.
 
O momento sobre o “Julgar” foi conduzido por Elio Batista, membro da Equipe de Campanhas da Diocese. Ele comentou sobre os textos do Antigo e Novo Testamentos que falam sobre a importância da justiça social e os ensinamentos dos Padres da Igreja, da Doutrina Social e do Papa Francisco sobre esse tema, iluminando a questão do ponto de vista cristão.
 
Por fim, foram divididos grupos para refletir sobre a dimensão do “Agir”, onde cada grupo pôde sugerir ações concretas que podem ser tomadas a nível regional no sentido de elaborar políticas públicas que beneficiem toda a população.
 
Nesta terça-feira (05), representantes das Paróquias, pastorais e movimentos irão se reunir no Centro Diocesano de Pastoral às 19h30 para avaliar e dar um encaminhamento para as propostas surgidas no seminário.
 
As trabalhadoras sociais, Anna Lícia Brito e Fernanda Lins, integrantes da Pastoral da Mulher, participaram da formação e destacaram a importância da participação em espaços de controle social, a exemplo dos conselhos, porque permitem o diálogo entre a sociedade civil e governo,  fiscalizando as políticas já existentes, bem como nos momentos das conferências, na elaboração das mesmas.
 
 
 
 
 
Fonte: Diocese de Juazeiro

Nenhum comentário: