sexta-feira, 29 de março de 2019

Pastoral da Mulher de Juazeiro realiza semana de comemorações à vida e legado de Madre Antônia

Na última semana entre os dias 18 e 22 de março, a Pastoral da Mulher - Unidade Oblata em Juazeiro BA, dedicou uma semana de celebração pela comemoração do aniversário da  Madre Antônia, nascida em 16 de março de 1822 em Laussane (Suíça).

Mulher forte e de grandes sonhos, aceitou como missão a doação e serviço através do trabalho com a mulher em situação de prostituição e fundou junto com Padre José Maria Benito Serra a primeira Casa em Ciempozuelos (Madri), para acolher mulheres e jovens que desejavam deixar a prostituição.

 

Em sua missão Antonia percorreu com as mulheres um caminho de evangelização libertadora e sentiu-se tão identificada com seu chamado, que chegou a  expressar: “Estou feliz, tão segura que Deus me chamou para este trabalho, tão tranquila em minha vocação, que meu único desejo é ser fiel”.

A exposição em homenagem à Madre Antonia trouxe um breve histórico da vida da religiosa. No espaço de acolhida da sede, as educadoras prepararam uma ornamentação especial dos principais feitos da religiosa e um pequeno altar  com sua imagem, materiais e acessórios (revistas e escapulários), que foram ofertados às assistidas que frequentavam a casa durante o período.

De acordo com a educadora Maria das Neves, "a história de vida de Madre Antonia é um exemplo de luta em prol das mulheres e importante de ser relembrada nesse mês de março, mês em que comemoramos o mês da mulher".

Durante as rodas de conversa, atividade que antecede os momentos dos serviços ofertados no Cantinho da Beleza, também foi refletida sobre a história da Venerável sob a condução da educadora Ana Paula, que demonstrava às mulheres as imagens do quarto em que Madre Antonia esteve quando chegava aos seus últimos dias de vida. O local permanece conservado em Ciempozuelos (Madri) e até hoje e é possível visualizá-lo com detalhes acessando o site provincial: http://www.hermanasoblatas.org/tour-virtual/ através de um tour on line.

"Madre Antônia foi uma mulher a frente de seu tempo. Doou sua vida em prol de outras mulheres e deve ser lembrada por nós todos os dias, com seu exemplo de fé e de compromisso social", destaca Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral.

 As mulheres que estiveram na Pastoral durante esse período demonstraram admiração e encanto ao conhecer mais sobre essa bela história que deixou frutos e gera vida cotidiana através de seus projetos espalhados nos 15 países do mundo.








                  “As mulheres são a graça de Deus”  - Antonia Maria de Oviedo

Nenhum comentário: