quinta-feira, 23 de maio de 2019

EQUIPE DA PASTORAL REALIZA CICLO DE ESTUDOS PREPARATÓRIOS PARA A REDE OBLATA


A equipe da Pastoral da Mulher, unidade Oblata em Juazeiro/BA, esteve reunida nos dias 29 de abril e 20 e 22 de maio, para um ciclo de formação em preparação para o encontro da Rede Oblata que ocorrerá em São Paulo, no mês de junho.


O primeiro tema a ser estudado foi sobre “Advocacy”. Na oportunidade a discussão foi conduzida por Fernanda Lins, coordenadora da instituição, que usou como metodologia inicial uma tempestade ideias, buscando extrair da equipe opiniões sobre a temática. Após a exposição de ideias a equipe se dividiu em de dois grupos para leitura e diálogo sobre o texto: “Fundamentos Teóricos e visão estratégica da advocacy”, de Marlene Liardoni. Após a leitura os grupos expuseram suas reflexões, relacionando com a atuação profissional e a experiência com a advocacy vivenciada no projeto.

O segundo tema estudado foi a Espiritualidade, a partir da reflexão de algumas páginas do livro: “Caminhos da Sabedoria: Uma introdução à Interpretação Bíblica Feminista, da autora Elisabeth Schussler Fiorenza”. O momento foi conduzido pela Educadora Social Ana Paula, que trouxe além de considerações sobre o livro, histórias de mulheres da bíblia, a exemplo de Priscila, Yael, Rute, Maria, entre outras.

E para encerar o ciclo de estudos, contamos com a presença da Jornalista e professora da Universidade da Bahia, Manuela Pereira, que abordou a tematica da Comunicação como processo de trasformação social. A professora apresentou a equipe algumas mídias alternativas, a exemplo do Canal Preto, que é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho/ Coordigualdade em parceria com a OIT e o apoio da ONU Mulheres. O foco é a população negra, afro-religiosa e quilombola, suas histórias, cultura, tradição e religiosidade. Denuncia o racismo, o preconceito, a intolerância e a discriminação.

Todas essas temáticas serão aprofundadas por assessores no encontro da Rede que ocorrerrá entre os dias 03 a 07 de junho.


Fonte: Pastoral da Mulher

Nenhum comentário: