sexta-feira, 14 de junho de 2019

“Feliz por estar aqui com outras mulheres que são diferentes de mim e ao mesmo tempo são iguais”


O Encontro da Rede Oblata 2019, realizado em São Paulo de 3 a 7 de junho aconteceu sobre um clima de bastante proximidade e interação entre as agentes das unidades e as irmãs.


Este ano foram abordados os seguintes temas:

‘Protagonismo das Mulheres nas Primeiras Comunidades’, tendo como facilitadora Isabel Felix, doutora em Ciências da Religião;


‘Advocacy Feminista’ com as advogadas Gabriela e Amanda da Rede Feminista de Juristas;


‘Educação Transformadora’ sob a assessoria da socióloga Mara Greide e a comunicóloga Nanda Soares.




Para a educadora social Juliana Letícia, recém-chegada ao Diálogos Pela Liberdade – Unidade Oblata em Belo Horizonte, “ o encontro da Rede está muito ligado à uma conexão às Irmãs Oblatas, às demais profissionais e a essa percepção ao trabalho que a gente tem que é com mulheres em situação de prostituição”. Disse ainda que “às vezes a gente se sente triste e sobrecarregada por esse trabalho que não é simples. Estou muito feliz por estar aqui com outras mulheres que são diferentes de mim e ao mesmo tempo são iguais e muito próximas também”.

Já para a Irmã Oblata Beatriz Paixão, “Este foi um encontro muito especial. Tivemos toda a interação do grupo, a participação na construção de conhecimentos que pra mim que acompanho e faço parte a muito tempo vejo o crescimento das pessoas, o interesse acho isso fantástico”.


Ao final, para as participantes da Rede, o sentimento era de integração, aprendizado, conhecimento, alegria, envolvimento, fraternidade, unidade, esperança, partilha, abertura a novos horizontes, integração, fortalecimento, unidade, aprendizado, construção e desconstrução, desafios, sinergia, conexão, culturas e encontro, troca de experiência e construção de uma identidade entre leigos e religiosas. 

Nenhum comentário: