BACO NOS TRÓPICOS – AS MULHERES DO VINHO NO VALE DE SÃO FRANCISCO 




BACO NOS TRÓPICOS – AS MULHERES DO VINHO NO VALE DE SÃO FRANCISCO é uma SÉRIE DOCUMENTAL TRANSMÍDIA MULTIPLATAFORMA que faz um registro audiovisual sobre a recente produção de vinho nos trópicos, única no mundo, realizada no Vale do Rio São Francisco, em Pernambuco e o impacto deste crescimento no dia a dia de uma população sofrida, acostumada a fome e ao desemprego.
 
Enquanto parte do nordeste brasileiro vive a maior seca das últimas quatro décadas, parreirais de uma região às margens do Rio São Francisco conseguem produzir até três colheitas por ano. São uvas para exportação ou produção de vinhos e espumantes. A mão-de-obra feminina caiu nas graças dos produtores, em algumas funções elas chegam a ocupar 70% dos postos de trabalho. As atividades mais delicadas são destinadas a elas, mulheres que estão ajudando a transformar a vida de suas famílias.
 
Capacitar jovens do campo (15 a 25 anos) para utilizar a web como ferramenta para postar depoimentos e fatos , principalmente suas histórias de família, dia-a-dia das trabalhadoras e crianças contando suas experiências de como a nova atividade econômica impactou seu dia-a-dia. Os episódios do webdoc serão realizados e postados pelos próprios jovens da comunidade rural e os primeiros 50 trechos realizados durante um workshop de criação audiovisual , fortalecendo a inclusão digital no campo.
 
A expansão da internet na zona rural tem atenção especial dentro da Secretaria de Inclusão Digital, recém criada pelo Ministério das Comunicações. Há um crescente interesse em projetos de inclusão digital no campo, como a Chamada Pública: Inclusão Digital para a Juventude Rural , em que o Ministério das Comunicações patrocina projetos como "Educação popular e inclusão digital de jovens do Campo: da aprendizagem das TICs à criação de redes de comunicação." (UFF)
 
 
CONFIRA O DOCUMENTÁRIO NA PÁGINA:

Nenhum comentário: