sexta-feira, 22 de março de 2013

Quintas Intenções promove informações importantes às mulheres em seu segundo encontro.




No dia 21 de março, a Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro, realizou o segundo encontro  das “Quintas Intenções”, que  teve como tema: “Métodos Contraceptivos”. 
 
A formação contou com a presença da ginecologista e obstetra Dra. Fabíola Ribeiro, Diretora da Maternidade Municipal e da Dra. Ana Catarina Mota, dermatologista; que proporcionaram informações sobre os métodos contraceptivos a serem usados, as formas corretas de prevenção à gravidez e esclarecimentos sobre outros assuntos da área.

 
Outro tema discutido foi sobre a laqueadura de trompas, um processo de esterilização definitiva, que consiste no fechamento das tubas uterinas para impedir a descida do óvulo e a subida do espermatozoide. É uma cirurgia na qual as trompas são cortadas e suas extremidades amarradas de tal forma que a passagem dos espermatozoides fica bloqueada na sua porção mais distal e a do óvulo bloqueada na porção mais proximal,  pois muitas das mulheres desejam realizar este procedimento. As doutoras esclareceram sobre como é feita a cirurgia e desmistificaram os mitos a cerca do assunto. As mulheres foram interagindo fazendo perguntas e contando suas histórias como exemplo, buscando assim mais informações.

O evento ainda contou com os representantes do laboratório Eurofarma que falaram sobre os contraceptivos orais e injetáveis.

A representante do “Boticário” também esteve presente divulgando a empresa, distribuindo amostras de perfumes como incentivo à saúde e cuidados com o corpo.

 
A agente responsável Adjany Fernandes ainda completou o momento falando sobre a importância do trabalho em equipe para o resultado positivo deste projeto. Ela avaliou também que "o momento foi bastante proveitoso e que a parceria com as profissionais de saúde tem sido um grande ganho para a instituição".

Ao final, algumas mulheres foram encaminhadas de acordo com suas respectivas demandas, para laqueadura e outros serviços disponibilizados pela rede SUS.

 
 
 
Ao final foi servido um Coffee Break, levado pelos parceiros.
 

Nenhum comentário: