segunda-feira, 4 de junho de 2018

Oficina de Interculturalidade e Comunicação Organizacional - Rede Oblata Brasil.


A Rede Oblata Brasil, com o sentido de humanização e inovação, seguindo os passos dos Fundadores das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, Pe. Serra e Madre Antonia, têm buscado novos olhares e cada vez mais conhecimento para somar à missão, sempre se aprofundando nas temáticas que envolvem a realidade de seu público atendido, as mulheres que exercem a prostituição e que se encontram em contextos... de vulnerabilidade social.

Inspirada também pelas atuais transformações e avanços da Igreja na área da comunicação, e animada pela perspectiva de processos colaborativos, realizou a Oficina de Comunicação Organizacional com o objetivo de revisitar o sentido e desafios da missão na atualidade, a fim de visualizar o caminho e suas potencialidades, cocriando a partir de diálogos conceituais sobre a comunicação, cultura e o cotidiano da Rede.
 
Neste sentido, ressaltamos a mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia das Comunicações Sociais:
“A todos quero exortar a uma comunicação construtiva, que, rejeitando os preconceitos contra o outro, promova uma cultura do encontro por meio da qual se possa aprender a olhar, com convicta confiança, a realidade. ”
 
Foram dois dias de interação e reflexões, trazendo uma metodologia diversificada, com aulas expositivas, jogos teatrais e a aplicação do Design Thinking, uma abordagem que veio para revolucionar e abrir mentes para encontrar soluções inovadoras, conscientes e criativas. Sua utilização se baseia nas necessidades reais dos públicos envolvidos e não possui fórmulas prontas. O processo essencial se pauta na empatia e colaboração. Por isso, geralmente se dá com equipes multidisciplinares.
 
Estiveram presentes representantes da Animação Provincial Oblata e das Unidades locais (irmãs Oblatas e leigas/o), bem como as referências de comunicação.

 Durante os dias 24 e 25 de maio, a Comunicóloga Fernanda Soares e a Socióloga Mara Greide, apresentaram e conectaram conceitos e práticas voltadas para o contexto da missão Oblata, especificando os temas “Interculturalidade e Comunicação Organizacional”.
 
Neste mergulho à essência e possibilidades institucionais, ficou evidenciada a importância da comunicação como um processo organizacional, e não apenas operacional; além da necessidade de entendimento do seu papel para gerar valor, ressignificar, sensibilizar e evangelizar.
 
A conexão entre teoria e prática vem para facilitar fluxos, gerar novas ideias e engajar ainda mais a equipe no processo de comunicação da Rede Oblata.
 









Fonte: Rede Oblata

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