sexta-feira, 23 de novembro de 2018

PASTORAL DA MULHER REALIZA MAIS UM PLANTÃO DE SAÚDE EM SUA SEDE




Na tarde do dia 22, a Pastoral da Mulher realizou mais uma vez o Plantão de Saúde em parceria com o Colegiado de Enfermagem da Univasf, a Unidade Básica de Saúde do Alagadiço e a enfermeira Haretha Alves.
 
Neste dia foram realizados, além dos exames preventivos, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.



Para quem não conhece, os testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial. Eles são recomendados para testagens presenciais e podem ser feitos com amostra de sangue total obtida por punção venosa ou da polpa digital, ou com amostras de fluido oral.

Para finalizar a atividade, contamos com a presença da comandante da Operação Ronda Maria da Penha Juazeiro, tenente Dálete Brandão, promovendo uma roda de conversa onde as mulheres além de se apresentar, contaram um pouco de sua história e também aconselharam mulheres que sofrem violência.




A tenente PM Dálete informou que a operação, desde que se instalou em Juazeiro, atendeu cerca de 450 mulheres em contexto de violência e que um dos grandes desafios do trabalho é o de fortalecer as mulheres e quebrar a cultura do machismo. Destacou ainda a importância da sororidade entre todas, com intuito de apoio e fortalecimento mútuo.



Finalizado o bate papo, a tenente colocou-se à disposição da Pastoral da Mulher e do público atendido para trabalhar em conjunto buscando o fortalecimento do combate às diversas formas de violência contra a mulher.

Nenhum comentário: