segunda-feira, 7 de novembro de 2016

VII Encontro de Mulheres, "Tecendo Histórias, Construindo Caminhos"


No dia 28/10, a Pastoral da Mulher promoveu o VII Encontro de Mulheres, "Tecendo Histórias, Construindo Caminhos", na chácara Hebert, em Juazeiro/BA. A atividade que tem o objetivo de culminar as ações desenvolvidas durante o ano no Projeto de Afirmação de Direitos e realizar uma maior integração do grupo, contou com a participação de 9 mulheres de abordagem, acolhida e comunidade.

O encontro iniciou às 09h00min e foi mediado pelas agentes Ana Paula, Anna Lícia e a coordenadora da instituição, Fernanda Lins. No período da manhã, utilizando uma metodologia bastante divertida, as atividades buscaram o envolvimento e participação das mulheres através de uma gincana, onde foram trabalhados temas como: a construção do empoderamento feminino ao longo da história, as desigualdades de gênero, o papel da mulher na sociedade e os direitos sociais. Foi possível observar o crescimento do posicionamento de cada mulher diante de suas vivências diárias frente as situações de violações de direitos.








Após o almoço as participantes desfrutaram de momentos de lazer livre, utilizando a piscina e o espaço da chácara para socialização e descontração. voltando a se reunir no final da tarde para uma breve avaliação, onde pudemos registrar as seguintes falas:

"Foi um dia diferente e maravilhoso, onde me diverti, me distrai e saí da rotina."

"Estava precisando de um momento como esse, pois estou passando por problemas. Cheguei quieta, mas depois fui me soltando, foi mara!"

"Foi muito bom, tenho que agradecer a Pastoral. Hoje me sinto como se estivesse no meio de minha família."

"Foi ótimo, espero que seja o primeiro de muitos."


Durante a avaliação as mulheres ainda relataram que desejam que o grupo continue no ano de 2017 e fizeram algumas sugestões: reuniões mensais; inserção de mais mulheres ao grupo; continuidade do Encontro de Mulheres; "Tecendo Histórias, Construindo Caminhos" e promoção de um encontro com uma sexóloga.



Para finalizar o dia, celebramos os aniversariantes do mês com a partilha de um delicioso bolo de chocolate.


 


Fonte: Pastoral da Mulher.

Nenhum comentário: