terça-feira, 25 de setembro de 2018

PASTORAL REALIZA AÇÕES MENSAIS DE SAÚDE DA MULHER

Resultado de imagem para SAÚDE DA MULHER

Alimentação balanceada, atividades físicas regulares e exames de rotina são quase sempre a combinação ideal para uma vida saudável e equilibrada. As mulheres, sobretudo, possuem uma preocupação permanente com a saúde a partir da adolescência.
 

Exames periódicos são essenciais para o diagnóstico precoce de doenças que atingem cada gênero e diferentes faixas etárias. No caso do sexo feminino, muitos desses exames começam logo após a primeira menstruação ou a iniciação sexual. 


Uma das maiores preocupações é o câncer do colo de útero, por isso a importância do cuidado periódico. Procedimentos como Papanicolau e exame pélvico devem ser realizados anualmente para analisar o colo uterino, assim como os órgãos genitais internos e externos. Outro exame importante é a mamografia a partir dos 40 anos, que previne também o câncer de mama.


Preocupada com a saúde da Mulher, a Unidade Oblata de Juazeiro/BA, desde março de 2018 vem realizando um plantão de saúde em sua sede, através de parcerias com o colegiado de enfermagem da Univasf, sob a coordenação da Professora Sheila Sued e a Unidade Básica de Saúde do Alagadiço, além da colaboração de médico e enfermeira voluntários. São realizados exames Papanicolau, mais conhecido como "preventivo", e consultas médicas com o clínico geral; além de testagem rápida para detectar sífilis, hepatites e HIV/AIDS.


A atividade tem o objetivo de orientar as mulheres sobre cuidados com a saúde íntima, higiene pessoal, planejamento familiar, entre outros; e informar acerca das infecções sexualmente transmissíveis e outras enfermidades, buscando a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o auxílio e inventivo ao tratamento diante de diagnósticos. 



 



Fonte: Pastoral da Mulher

Nenhum comentário: