segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Celebração marca o Jubileu de Prata de Dom Beto Breis, bispo de Juazeiro/BA

 
No último sábado, dia 24/08, foi realizada uma celebração pelos 25 anos de ministério presbiteral do nosso Bispo diocesano, Dom Beto Breis, na Catedral-Santuário N. Sra. das Grotas.
 
Caravanas de Fortaleza, no Ceará, e das cidades de Ipojuca, Recife, Sirinhaém e Pesqueira, em Pernambuco, além de freis da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, estiveram presentes na celebração.
 
A Santa Missa foi ainda concelebrada por diversos bispos do Regional NE3 da CNBB (Bahia e Sergipe) e a homilia feita por Dom Genival Saraiva, bispo emérito de Palmares/PE, do Regional NE2, que agradeceu a Deus pelo dom que nos deu através da vocação presbiteral de Dom Beto.
 


Ao final da celebração, foram feitas homenagens a Dom Beto, inclusive por dois vaqueiros que cantaram um pouco da história de Dom Beto através de aboios, emocionando a todos/as.
 
Fernanda Lins e Maria das Neves estiveram presentes representando a Equipe da Pastoral da Mulher e o Instituto das Irmãs Oblatas, sendo gratas a Deus pela missão concedida a Dom Beto e lhe desejando forças e sabedoria no seu pastoreio.  
 
Em seu agradecimento, Dom Beto pediu a oração de todos para continuar sendo fiel. E contou uma história interessante do dia de sua Ordenação. “Fui ordenado padre pelo então arcebispo de Fortaleza Dom Aluísio Lorscheider. Naquele dia, no final de sua homilia, ele falou algo que me deixa in-comodado até hoje, ou seja, não me deixa cair no comodismo. Ele falou: ‘Não me decepcione… jamais!'”.
 
Dom Beto nasceu em 16 de setembro de 1965 em São Francisco do Sul, Diocese de Joinville (SC). De família católica, muito jovem decidiu se tornar religioso, encantado pela figura de São Francisco. Ainda frade novo, por opção quis ser missionário no Nordeste. Emitiu a profissão religiosa como Frade Menor Franciscano em 1987 e foi ordenado sacerdote em 20 de agosto de 1994.
 
Em fevereiro de 2016 foi eleito como Bispo coadjutor de Juazeiro, enquanto morava em Recife, atuando como provincial dos Franciscanos. Tomou posse como Bispo diocesano de Juazeiro no dia 7 de setembro de 2016, durante o novenário de N. Sra. das Grotas.
 

 
 
 
 

Nenhum comentário: