quarta-feira, 22 de agosto de 2018

PASTORAL DA MULHER PRESENTE NO I CONGRESSO DIOCESANO DO LAICATO

Mais de 2000 pessoas participaram no último domingo (19) do Congresso Diocesano do Laicato, realizado pela Diocese de Juazeiro para celebrar o Ano dos Leigos/as. O encontro celebrou a comunhão e as diversidades presentes no meio do povo de Deus em nossa Diocese. Pastorais, movimentos, paróquias, comunidades, todos unidos numa só alegria de pertencer ao Povo de Deus, na missão de sermos "sal da terra e luz do mundo".



Os participantes do Congresso Diocesano do Laicato tiveram a oportunidade de fazer diversas oficinas com temáticas abordando a missão dos leigos. No início da tarde houve a socialização das oficinas e uma mesa redonda com alguns assessores. Nas oficinas foram debatidos temas como:
 
- "Identidade e dignidade da vocação laical" (Everaldo) - "A formação do laicato" (Wilma Almeida)
- "Âmbito de comunhão eclesial e atuação do leigo como sujeito" (Roberto Malvezzi - Gogó)
- "Carismas, serviços e ministérios na Igreja" (Alexandre - Shalom)
- "Carismas, serviços e ministérios na Igreja" (Marineide - RCC)
- "Iniciação à vida cristã" (Pe. Erimatéia)
- "Ação dos leigos nos areópagos modernos" (Ir. Edjane)
- "Igreja em estado permanente de missão" (Pe. Antônio Fernandes)
- "Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral" (Ir. Elita)
- "Igreja, comunidade de comunidades" (Marina Rocha)
- "Igreja a serviço da vida plena para todos" (Ir. Fábia - RIC)
 
“Ser leigo não é não saber de nada. Ser leigo é sermos membros que se sentem responsáveis por essa Igreja deixada por Jesus. É ser apaixonados por Jesus Cristo. Precisamos ser apaixonados por Jesus Cristo. E só podemos ser apaixonados por Ele se o buscamos conhecer mais e melhor. O conhecemos melhor através da Igreja, das Sagradas Escrituras, da Liturgia, ao realizarmos a nossa missão de levar Jesus para as pessoas, fazendo o que Ele fez”, expressaram os assessores Wilma e Carlos Alberto Sarmento, durante a palestra sobre o tema do Congresso.
 
A equipe da Pastoral da Mulher também se fez presente no congresso, pois busca diariamente através de sua ação, a construção de uma nova sociedade, sendo sal e luz na vida de muitas mulheres que exercem a prostituição.

 
 



 
Fotos: Geania Rocha (Pascom Sto. Afonso)

Nenhum comentário: