segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DIOCESANO É REALIZADO EM CARNAÍBA COM ESTUDO SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

 
Lideranças leigas, padres e religiosas/os de todas as Paróquias da nossa Diocese estiveram reunidos na última sexta e sábado (22 e 23) no Centro Diocesano de Carnaíba do Sertão, interior de Juazeiro, para o Encontro de Formação Diocesano. O tema abordado foi o da Campanha da Fraternidade (CF) 2019 - "Fraternidade e Políticas públicas". O encontro contou com a assessoria do Prof. Adalto Marques (Univasf) que tratou sobre a importância da implementação de políticas públicas corretas para corrigir as desigualdades existentes na sociedade.
 
 
O encontro começou na tarde da última sexta-feira com a apresentação dos presentes e uma partilha sobre a realidade do Dízimo na Diocese. Nosso Bispo diocesano, Dom Beto Breis, expressou ainda a importância do encontro e de se refletir sobre a Campanha da Fraternidade.
 
"Em toda a história da Igreja sempre houve a tentação de se separar Espiritualidade e Compromisso social, a fé e a vida. Isso desde os primeiros séculos. Mas o eixo da nossa fé é justamente a Encarnação do Filho de Deus. Em Jesus, Deus se fez carne, partilhou da nossa vida e, assim, nos salvou. Dessa forma, não podemos ter uma espiritualidade cristã verdadeira que não seja encarnada nos desafios do mundo que vivemos", expressou.
 
No sábado, durante todo o dia, houve o estudo da CF 2019. O professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco e colaborador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Adalto Marques, fez uma análise da situação atual do país e da importância de se trabalhar para ter boas políticas públicas.
 
"Quando é que uma política se torna pública? Quando uma demanda é apoiada pelos diversos atores do Estado e estes a legitimam como pública. Infelizmente isso nem sempre acontece por conta da relevância da demanda, ou de forma realmente justa", disse Adalto Marques. "Os pobres organizam sua força através de movimentos sociais, de sindicatos, partidos, ongs, Igrejas. Mas, infelizmente, às vezes meia dúzia de empresários tem mais voz e força que milhões de pessoas. A questão é sempre essa: quem ganha e quem perde com as políticas públicas e decisões políticas que são implementadas?”.
 
O Encontro contou ainda com momentos de estudos em grupo e, no final, foram propostos gestos concretos a nível dos regionais e da Diocese para ser colocada em prática a Campanha da Fraternidade, enquanto apelo de conversão para nossas comunidades.
 
 As trabalhadoras sociais Ana Paula Santos e Maria das Neves representaram a Pastoral da Mulher no encontro Diocesano.
 


 
 
 
Fotos: Pascom de Remanso | Texto: Pascom diocesana

Nenhum comentário: